Para estrear meu início na equipe food lovers com o pé direito, vou ensinar vocês a prepararem um delicioso Risotto Nero com lula e aspargos, uma receita simples e muito saborosa! Vamos lá?

 

Ingredientes: (para duas pessoas)

200 g de arroz negro

200 g de anéis de lula (de preferência fresco, mas pode ser congelado também)

1 maço de aspargos

q.b. manteiga

q.b. sal

q.b. pimenta reino moída

q.b. louro

q.b. cebola

q.b. alho

q.b. azeite

 

q.b. = quanto baste / a gosto

 

Modo de preparo:

Primeiramente vamos escaldar os anéis de lula em água fervente até ficarem Al dente, em seguida reservamos os anéis e usamos a água dá fervura para preparar o Risotto.

 

Na água ainda fervente, adicionamos uma folha de louro, cebola, alho, um fio de azeite, sal e pimenta a gosto. Deixamos ferver em fogo brando por cerca de 15 minutos para incorporar o sabor.

 

Enquanto isso, douramos uma cebola bem picadinha na manteiga com um pouco de azeite (o azeite não deixa a manteiga queimar quando adicionado junto) e em seguida adicionamos o arroz negro misturando com a cebola.

 

Feito isso, iremos adicionar a água preparada a partir do cozimento da lula aos poucos para preparar o arroz negro, misturando levemente.

 

Quando o arroz estiver Al dente, é hora de adicionar uma colher de manteiga e misturar bem até o arroz ficar brilhante (gosto de harmonizar está receita com um bom Lambrusco Bianco, por isso sugiro que adicionar também nesta hora uma taça do vinho e misturar até evaporar o álcool). Reserve.

 

Enquanto o arroz descansa, é hora de grelharmos os anéis de lula e os aspargos para complementar nosso prato do dia.

 

Em uma frigideira ou wok, adicione manteiga e azeite e, ao derreter e se incorporarem, adicione os anéis de lula e grelhe-os levemente para não perderem o ponto. Em seguida repita com os aspargos, sempre virando-os para não queimarem.

 

Chegou a hora do empratamento, uma das minhas preferidas! 

 

Você pode montar como a sugestão da foto ou usar sua imaginação como se estivesse participando do Master Chef!

 

Bon’apetit!

 

Sugestão de harmonização: Lambrusco Bianco

Sugestão de acompanhamento: cebolas caramelizadas 

Rendimento: serve 2 pessoas

 

Food Lover Guilherme Furtado

 

Confira dicas de bebidas e drinks +++

 

 

Deixe um comentário