Receitas

Pururuca

Preparamos essa Pururuca na churrasqueira, confira a receita:

 

Ingredientes:

1,2 kg barriga suína

1 colher de sopa de páprica defumada

1 colher de sopa cebola em pó

1 colher de sopa de alho em pó

2 colheres de sopa de sal refinado

q.b. pimenta do reino (moída na hora)

q.b. papel alumínio

q.b. barbante

q.b. manteiga

 

Modo de preparo:

Adicione todos os ingredientes (páprica, cebola, alho, sal e pimenta reino) em um recipiente e misture bem, após isso passe sobre a barriga e massageie por uns 5 minutos. Embalar à vácuo ou em uma embalagem plástica com o máximo de vedação, colocar na geladeira e deixar descansando pelo menos 2 dias (essa eu deixei 5 dias). Não há uma regra, mas a refrigeração ideal é a -2ºc.

Acenda a churrasqueira e deixe a brasa ir se formando devagar.

Após o descanso na geladeira, retire a barriga da embalagem vedada e coloque em uma tábua. Tente alinhar couro com couro, como se estivesse costurando a barriga do porco novamente, eu faço a cada 4 cm uma amarração, o ideal é pedir ajuda a alguém para fazer as amarrações.

Após amarrar a barriga, derreta um pouco de manteiga e passe na barriga, para de evitar que ela grude no papel alumínio. Envolva a barriga com o papel alumínio, dando umas 3 voltas, faça o embrulho e leva a churrasqueira numa altura de 40-45 cm.

Asse por 2 horas. Após a primeira hora, mude o rolinho de posição para que ele asse por igual, já reserve carvão no canto da churrasqueira, após as 2 horas de fogo retire o alumínio e aumente um pouco a temperatura da churrasqueira.

Deixe o rolinho esfriar um pouco e coloque no centro dele um espeto único. Com o fogo mais forte leve o espeto à churrasqueira na mesma altura de 40 cm e deixe o espeto em uma posição e fique de olho, pois os movimentos são calculados. Após uma parte virar pururuca, tem que mudar de posição, para não queimar.

Gire o espeto até completar a pururuca. Tire do espeto e corte em rodelas.

 

Rendimento:

Serve bem 3 pessoas.

 

Food Lover Americo Silva

 

Confira as matérias sobre drinks e bebidas ++

 

 

Deixe um comentário