Receitas

Pasta Alla Crudaiola

A receita de hoje é prática, saborosa e ideal para o verão, Pasta alla Crudaiola.

 

Muitas vezes o simples encanta. Como no caso desse molho composto de poucos ingredientes: tomate, manjericão, alho e azeite.

 

Esse molho é frio, esquentando apenas com o calor do próprio macarrão cozido.

 

O molho Crudaiola é italiano, origina-se da palavra crudo = cru.

 

É uma receita clássica preparada em diversas regiões, sofrendo algumas variações de região pra região. Alguns chefes incorporam ingredientes para darem um toque especial ao preparo.

 

Normalmente as alterações podem ser substituir o tomate italiano por outro tipo de tomate (cereja, por exemplo). Também costuma-se acrescentar queijo ralado na receita, normalmente parmesão. Alguns substituem o parmesão por ricota ou pecorino.

 

Vamos lá…

 

Ingredientes:

500g de tomate fresco

250g de pasta curta e de grano duro (macarrão curto)

50ml de azeite extra virgem

10 folhas grandes de manjericão

1 dente de alho

q.b. sal

*queijo ralado (opcional)

 

Modo de preparo:

Em um recipiente (bowl) coloque os tomates cortados em cubinhos sem as sementes, adicione o alho picado, as folhas de manjericão cortadas ao meio e sal a gosto. Reserve.

 

Cozinhe a pasta (macarrão) no ponto al dente (cozido, mas firme).

 

Assim que a pasta estiver cozida, junte ao tomate e misture bem. Adicione sal a gosto.

 

Se desejar salpique um pouco de queijo ralado na hora.

 

Bom apetite!

 

Receita by Samba Cooking

O projeto Samba Cooking foi lançado em janeiro  de 2015 , inicialmente como um canal simples de vídeos receitas onde o foco era gastronomia italiana em português e receitas brasileiras em italiano.

A ideia surgiu quando Lívia  Zaruty (food blogger brasileira premiada como melhor blog de cultura no Brasil – 2011) buscava uma receita brasileira simples na internet onde nessa busca viu a carência de bases mínimas no preparo dos alimentos e também o grande potencial comunicativo virtual que tinha no Brasil relacionado a gastronomia!

Existiam canais  web brasileiros de gastronomia que diziam: a pasta ” macarrão” tem várias formas diferentes por causa do design !? Percebi  erros básicos como ovos tão cozidos a ponto de ficarem “verdes”, ou seja, a falta de instruções de base gastronômica – cortes, tempos de cocção, molhos simples, atenção ao paladar…até o mínimo de não se ensinar a comer spaghetti com colher. Que a culinária italiana vai além de uma pizza e que não leva catupiry .

 

Confiram o canal: www.sambacooking.com.br

 

Food Lover Regina Pereira

 

Confira dicas de bebidas e drinks ++

 

 

Deixe um comentário