Receitas

Pão de queijo com chia

Essa receita de pão de queijo com chia é bem light, com pouca gordura, pouco sal e bem gostosa para o seu lanche da tarde.

O queijo utilizado é a ricota e para dar liga, utilizamos 1 pote de iogurte Grego (natural). O pão de queijo de chia fica bem fofinho, gostoso e nutritivo.

Compartilhe a foto da sua receita, marcando o Guia do Gourmet com #receitaguiadogourmet

 

Ingredientes:

1 xícara polvilho azedo

2 colheres (sopa) creme ricota

1 pote Iogurte Grego – Natural

½ xícara ricota fresca

1 colher (sopa) semente de Chia

 

Modo de preparo:

Misturar todos os ingredientes, amassando até formar uma massa firme.

Modelar os pães de queijo. Rende aproximadamente 10 à 15 unidades.

pão de queijo com chia

Untar com óleo uma forma de alumínio e dispor os pães com uma certa distância, para não grudarem quando crescerem.

Assar em forno, pré-aquecido à 180⁰C, por 20 à 25 minutos.

 

Curiosidades sobre a Chia: A Salvia hispânica, popularmente conhecida como chia ou sementes de chia, é uma planta herbácea da família das lamiáceas (assim como a linho e a sálvia), nativa da Guatemala e das regiões central e austral mexicanas e Colômbia. Há evidência de que os astecas cultivavam o vegetal em tempos pré-colombianos presente no Códice Mendoza, datado do século XVI, documento no qual também se mencionava sua relevância agrícola à época.

Mais conhecida por sua semente, a qual é comercializada integralmente, moída ou em forma de óleo, a chia também é dona de folhas que podem ser aproveitadas para infusões. Ambos derivados, independente da forma, são tidos como ricas fontes de minerais, aminoácidos essenciais e ômega 3. É frequentemente enaltecido seu potencial em prevenir doenças cardiovasculares, diabetes e até tumores, além do de auxiliar na perda de peso.

Nós comemos os pães de queijo de chia, com cream cheese light. Mas acompanhado de manteiga ou geleia de frutas, também fica delicioso. É só coar um café e bom apetite!

O que achou da receita? Sua opinião é muito importante para nós 🙂

.

food lover

.

 

Confira também nossas matérias sobre comida de rua

Deixe um comentário