Receitas

Massa de pastel caseira

Prepare sua própria massa de pastel caseira.

Minha mãe e minhas avós sempre fizeram quase tudo em casa, desde pães até bolos doces. Então sempre tive curiosidade em aprender tudo o que elas faziam conforme eu fui ficando maior.

Aprendi com elas a fazer massa caseira de pastel, que fica uma delícia. Crocante e sequinha, e o melhor, você pode cortar ela no formato que quiser.

 

Gostaria de compartilhar com vocês algo que fez parte da minha infância e que eu ainda não tinha arriscado a fazer, mas que deu muito certo.

 

Tempo de preparo: ± 1.30 h

 

Rendimento: em torno de 50 massas, dependendo do tamanho cortado

 

Ingredientes:

 

1 kg de farinha de trigo

½ xícara (chá) de óleo

½ dose de cachaça (usei a 51)

1 ovo

350 ml de água

1 colher (chá) de vinagre branco

1 colher (sopa) de sal

1 bowl grande (tigela)

1 rolo para abrir massa

1 aro para cortar massa

Plástico filme

1 pão-duro

 

Modo de preparo:

 

No bowl (tigela) coloque a farinha e os demais ingredientes e misture bem com um pão-duro (espátula de silicone). Após misturar com o pão-duro, coloque a mão na massa até que ela fique bem homogênea e pronta para ser sovada.

 

massa de pastel caseira

 

Com a massa homogênea, coloque em uma superfície lisa e vá sovando bem até que ela fique bem lisa e maleável. Feito isso, divida a massa em 6 partes para ficar mais fácil de abrir com o rolo (dividi em 6 partes de 0,250 g cada).

 

Pegue uma das partes e vá abrindo com o rolo até que chegue à espessura desejada para começar a cortar. Nas demais partes da massa, passe um plástico filme para que elas não ressequem enquanto estão paradas.

 

Caso você não possua o aro (como foi o meu caso), pode utilizar qualquer recipiente no formato que desejar (usei um pote plástico redondo desses que a gente utiliza em casa para guardar grãos, comida etc). Com a massa aberta e na espessura desejada, comece a fazer os cortes na massa com o aro.

 

massa de pastel caseira

 

Para que elas não grudem umas nas outras, abra um pedaço de plástico filme na mesa e vá colocando as massas uma ao lado da outra (coloquei 10 massas uma ao lado da outra) e depois corte um quadrado em volta da massa, e então você pode colocar uma em cima da outra (bem como a gente compra no mercado).

 

Caso você não as utilize de imediato, coloque em um pacote de plástico (aqueles que usamos para congelar os alimentos) e deixe na geladeira para resfriar até o momento de usar. Não indico que elas sejam congeladas.

 

Faça o recheio de sua preferência, seja ele doce ou salgado e seja feliz degustando essa maravilha.

.

food lover Andressa Oliveira.

Confira as matérias sobre bebidas +

.

Deixe um comentário