Receitas

Macarrão artesanal

Preparamos essa receita de macarrão artesanal para você fazer em casa.

 

Tempo de preparo: 50 minutos

Rendimento: 1 porção

Iremos precisar de:

100 gr – farinha de trigo

1 un – ovo grande

1 bowl (tigela)

Rolo para abrir massa ou a máquina de massa

 

Modo de preparo:

1-) No bowl, coloque a farinha de trigo e faça uma abertura como se fosse um “vulcão” para acrescentar o ovo inteiro.

macarrão artesanal

2-) Com a mão, vá misturando a farinha com o ovo até que ambos se misturem bem e formem a massa. Caso a massa não umedeça com 1 ovo só, você pode usar mais um pouco de ovo (misture levemente em um ramekin (potinho) separado e vá acrescentando até dar ponto na massa).

3-) Em uma superfície lisa, sove bem a massa até que ela fique bem lisa e pronta para abrir com o rolo ou no cilindro da máquina de massa. A massa não pode estar seca demais, pois ela quebrará facilmente quando for cortar e também não pode ficar umidade em extremo, pois grudará.

macarrão artesanal

5-) Abra a massa na espessura que deseja. Mais fina ou mais grossa para cortar.

Se for cortar com a faca, salpique um pouco de farinha de trigo na massa já aberta para que não grude e dobre-a. Faça o corte na espessura que deseja e, após cortar, coloque um pouco de farinha só para que a massa não grude.

macarrão artesanal

6-) Na máquina de massa, da mesma forma, passar no cilindro para abrir a massa na espessura desejada. Após a massa ser aberta no cilindro, passar para o cortador (talharim ou spaguetti no caso da minha máquina). Salpicar um pouco de farinha também para que ela não grude.

Com a massa pronta, para preparar, ferva água, acrescente o sal e a massa deixando cozinhar por 6 min no máximo.

macarrão artesanal

Caso você queira armazenar a massa, pré-cozinhe a massa por 3 minutos e retire da água quente, passando água fria para parar o cozimento e coloque em um recipiente ou até mesmo nos sacos plásticos de freezer e leve ao congelador.

Para cozinhar a massa congelada, ferva a água e coloque o sal. Tire a massa do congelador direto para a panela e cozinhe de 3 a 5 min.

Sirva com o seu molho predileto.

.

Mangia che te fa bene.

.

O que achou da receita? Deixe um comentário e compartilhe a foto da sua receita com a gente no Instagram marcando #receitaguiadogourmet

.
food lover

.

Confira os eventos na agenda do Guia do Gourmet 🙂

Deixe um comentário