Sugerimos a harmonização vinho Malbec com um delicioso hambúrguer artesanal 🙂

Caros, é com muita satisfação que participo do Guia do Gourmet como Food Lover, com dicas sobre o nobre fermentado (vinho) e as harmonizações da boa comida com vinhos. Inicio falando um pouco sobre a uva Malbec na Argentina.

E por falar em Argentina, que tal conhecer Mendoza, capital do vinho argentino? Existem excelentes pontos turísticos, além das vinícolas na região, passeios nas cordilheiras, esqui em Penitentes etc. No Valle do Uco existem grandes projetos, como O.Fournier, Saleintein Wines, Clos de Los Siete, entre outras. As regiões de Maipú, Luan de Cuyo e San Juan também são excelentes produtoras de vinhos.

 

A UVA MALBEC

 

A Malbec foi levada à Argentina, junto a outras cepas francesas, por um engenheiro agrônomo chamado Michel Aimé Pouget. E foi entre os argentinos que ela finalmente encontrou seu lar, apesar de ser cultivada em muitos outros lugares além da Argentina e da França. A uva malbec possui cacho de tamanho médio com bagos em formato de esfera.

 

O vinho elaborado com a uva malbec é o grande vinho argentino, sem dúvida. A casta é a mais produzida no país. Originária da França, região de Cahors, se adaptou muito bem ao terroir argentino.

Sua coloração é intensa (vermelho escuro), seu aroma é de frutas vermelhas (ameixas, amoras) e mel, e possui grande habilidade para a maturação perfeita. “O vinho nasce no vinhedo”, e realmente é assim. Claro que a mão do homem é a responsável pelo correto cultivo e sua elaboração, dele depende aproveitar ao máximo o potencial dessa uva e transformá-la no melhor vinho. 

 

Quando os vinhos são envelhecidos em barris de carvalho, a fragrância de baunilha e o suave tanino são perfeitos acompanhantes para uma bela carne vermelha.

 

As harmonizações mais interessantes e tradicionais para um vinho elaborado com Malbec são: carnes vermelhas, temperos marcantes como pimenta, alho, cebola, alecrim, tomilho e hortelã, além de receitas que levem berinjela, erva doce e nozes entre os ingredientes.

 

Que tal um hambúrguer na brasa feito com fraldinha moída, tomilho fresco e cebola roxa, temperado com sal e pimenta na hora de ir pra grelha?

 

Excelentes vinhos, ótima cozinha!

 

Volto em breve para falar mais sobre vinho, comida e harmonizações.

 

Grande abraço.

.

food lover Gustavo Rodrigues

.

Confira algumas dicas para preparar um delicioso hambúrguer artesanal + 

.

Deixe um comentário