Bebidas

Handpresso

Hoje vamos apresentar uma novidade no mundo do café, a máquina portátil Handpresso.

 

Você já pensou fazer um café espresso no meio de acampamento; no alto de uma montanha, durante uma viagem longa ou quem sabe extrair um café na praia sentado em frente ao mar?

 

Se sua resposta for não, a minha também era até conhecer essa novidade que chegou no Brasil, a cafeteira de mão Handpresso.

 

Essa cafeteira é importada para o país pela Café do Barista, uma empresa especializada em cafés, máquinas e acessórios para os amantes da cafeína.

 

 

Fizemos um passo a passo do funcionamento da Handpresso:

 

Handpresso do Café do Barista

gerando pressão

 

O primeiro passo é dar pressão na máquina.

 

A pressão é a responsável pelas características do café espresso, e o que difere dos outros métodos de extração e cafeteiras, como por exemplo o café de coador.

 

No café coado, a água atravessa o coador através do seu próprio peso. Já no café espresso a água é pressurizada, passando pelo café com grande pressão.

 

A máquina Handpresso possui 16 bar de pressão, o que favorece a extração perfeita de um café espresso de qualidade.

 

Handpresso do Café do Barista

gerando pressão

 

Para dar a pressão, basta bombear a máquina algumas vezes. Na parte de baixo da cafeteira há uma espécie de bomba de ar, bem parecida com uma bomba de encher pneu de bicicleta. Ao bombear a máquina ela vai pegando pressão, que é registrada por um ponteiro analógico no visor do equipamento.

 

pressão 16 bar

 

Ao alcançar a zona verde do ponteiro, a máquina já está pressurizada. Basta travar a bomba com uma pequena girada no cabo da cafeteira.

 

Handpresso do Café do Barista

abrindo a máquina

 

Agora vamos abrir a tampa da cafeteira. Para isso dispomos a máquina como na foto acima e realizamos um pequeno giro na tampa no sentido anti-horário.

 

Handpresso do Café do Barista

máquina aberta

 

Com a cafeteira aberta, é o momento de escaldar os equipamentos com água quente (interior da máquina, interior da tampa e xícara). Colocamos água no interior do equipamento e deixamos descansar (esquentar). Também adicionamos água quente na xícara que serviremos o café e deixamos esquentando.

 

Esse processo de escaldar os equipamentos é clássico no serviço de café, pois se adicionarmos o café ou água quente em equipamentos frios, o café não chegará ao consumidor na temperatura ideal.

 

Handpresso do Café do Barista

colocando o café

 

Essa cafeteira é híbrida, que significa que é possível utiliza-la com sachês próprios para ela ou utilizar café moído (próprio para espresso). Isso dá liberdade ao barista ou amante de café, utilizar o sachê ou moer suas variedades e blends de café preferidos.

 

A máquina acompanha 2 peças. Uma é para café moído (uma cestinha com telinha de metal) e a outra uma peça de plástico que deve ser encaixada na cafeteira e sobre ela adicionada o sachê próprio para a cafeteira.

 

No exemplo de hoje vamos fazer uma extração utilizando café moído. Utilizamos o Café Illy – para espresso, que adquirimos na Café do Barista também.

 

Colocamos o café (aprox. 7 gramas) no reservatório próprio da cafeteira, deixando uns 3 milímetros abaixo da capacidade máxima.  

 

Handpresso do Café do Barista

compactando o café

 

Agora é hora de compactar o café. Para essa etapa devemos utilizar o próprio cabo da cafeteira, que tem a medida perfeita para essa tarefa. Dê uma pequena pressão e está pronto para utilizar.

 

Faça essa primeira extração como experiência e nas próximas você poderá regular tanto o compactação quanto a granulometria de moagem.

 

Handpresso do Café do Barista

colocando a água

 

Nesse momento, retire a água que havia deixado no interior da cafeteira (para esquenta-la) e adicione uma nova água quente que será usada na extração (aprox. 50 ml). A água deve estar quente, mas não fervendo, sendo a temperatura ideal entre 90 e 95⁰C.

 

Handpresso do Café do Barista

montando o café

 

Handpresso do Café do Barista

café na máquina

 

Colocamos o reservatório de café na cafeteira.

 

Handpresso do Café do Barista

fechando a máquina

 

Fechamos a cafeteira, girando a tampa no sentido horário.

 

Nesse momento, devemos virar a cafeteira com a tampa para baixo (posição da foto abaixo) e deixa-la descansar 30 segundos. Esse processo chama-se pré-fusão e serve para o café entrar em contato com a água, o que ajuda a dar mais cremosidade na extração e na liberação dos óleos essenciais, auxiliando nos aromas e sabores do preparo.

 

Handpresso do Café do Barista

extraindo o café

 

Agora chegou o momento tão esperado, a extração do café – “fazer o cafezinho literalmente”.

 

Para isso basta retirar a água que havíamos deixado para esquentar a xícara, posiciona-la no pires, posicionar a máquina na direção da xícara e apertar o botão.

 

Fará um barulhinho de pressão e o café começará e sair da máquina. Aguarde completar a extração e formar a crema “espuminha na superfície da xícara”.

 

Para pausar a extração, aperte o botão de baixo para cima.

 

Está pronto o seu delicioso espresso.

 

 

*para limpar e guardar a máquina:

 

Com o auxílio de um papel toalha embaixo da máquina, retire o restante de pressão que há no equipamento (com cuidado para não se queimar). Após, abra a tampa, elimine o café, lave as peças (parte interna da cafeteira, tampa e porta-café) com água corrente. Deixe secar, na sombra, apoiado sobre um papel toalha (para não aranhar a máquina).

 

Handpresso do Café do Barista

café pronto

 

Handpresso do Café do Barista

bom apetite

 

Agora é só degustar!

 

Gostou da matéria? Deixe sua opinião, dúvida ou sugestão, nos comentários abaixo.

 

Onde comprar a sua Handpresso??

 

Se você gostou dessa cafeteira e quer adquirir uma para a sua cozinha ou comércio, você pode encontra-la na Café do Barista.

 

www.cafedobarista.com.br

Café do Barista

 

 

Além deles serem os representantes oficiais da marca no Brasil, realizam entrega rápida e segura, além de oferecer suporte, treinamentos, dicas para o uso e garantia dos produtos.

 

O Café do Barista tem como missão oferecer aos cafeinados de plantão as melhores experiências com café, desde os mais diversos métodos, até cafés de alta qualidade.

 

A empresa percebeu que no Brasil havia pouca informação sobre café. Apesar de sermos os maiores produtores do mundo, ainda estamos carentes de conhecimento.

 

Foi nesse foco que criaram o Café do Barista, para levar conhecimento sobre a bebida. No início realizaram cursos e palestras aos diversos clientes consumidores de café e em supermercados de Marília/SP, cidade onde fica localizada a empresa.

 

Depois realizaram outros cursos onde ensinaram métodos de preparo nas cafeteiras Italiana, French Press e Globinho. Perceberam que as pessoas se interessaram em adquirir essas cafeteiras, mas não havia nenhuma loja referência para indicar a compra. Foi assim que nasceu a loja do Café do Barista.

 

Desde então, estão procurando fornecedores com equipamentos e produtos de qualidade. Conseguiram uma parceria exclusiva com a Handpresso da França, no qual são distribuidores aqui no Brasil.

 

 

Desconto especial:

 

O Café do Barista criou um desconto especial para todos os leitores do blog Guia do Gourmet.

 

Eles criaram um cupom de desconto de 10% OFF.

 

Esse desconto é válido para a cafeteira Handpresso, para os cafés e os demais produtos da loja.

 

Cupom: GUIADOGOURMET

 

Desconto de 10% em qualquer produto da loja.

 

Obs: para validar o cupom o cliente tem que estar logado na loja. Na finalização da compra, no campo CUPOM DE DESCONTO, deve digitar: GUIADOGOURMET

 

O cupom é válido para apenas uma compra por usuário/login.

 

 

Contato:

Café do Barista

Site: www.cafedobarista.com.br

Instagram: @cafe_do_barista

Telefone: (14) 99777-2150

Cidade: Marília/SP

 

 

Thyego - Food Lover

 

Confira receitas de bebidas e drinks, veja ++

 

 

Deixe um comentário