Para introduzir o Maranhão no Guia do Gourmet, vamos mostrar o nosso último destino no Estado, que descobrimos a gastronomia em Atins Maranhão/MA:

Apelidada pelos colaboradores do Turismo como a “Nova Jericoacoara”, e muito procurada por praticantes de KiteSurf, Atins é uma pequena cidade localizada a 236 km da cidade de Barreirinhas, a porta de entrada dos Lençóis Maranhenses. Atins é onde se concentra a parte dos Lençóis, junto com a união do Rio Preguiças (O principal da região) com o mar.

O acesso pode ser por via terrestre através de uma Toyota Bandeirante que sai da cidade de Barreirinhas diariamente as 11h da manha (R$15,00) com duração de pouco mais de uma hora ou por barco, que fretado (R$ 250,00) e pode ter até 10 passageiros, com duração de meia hora.

Balsa para atravessar o Rio Preguiças e iniciar a Trilha até Atins

Possui pequenas e bem estruturadas pousadas e restaurantes. O sinal de celular e internet é péssimo, o que provocada no turista uma sensação positiva de isolamento, distância do mundo real, forçando-o ao contato com a natureza e pessoas da comunidade, andando descalços por ruas de areia: uma experiência incrível!

Nossa primeira parada foi no Restaurante RANCHARIA, que no caminho da praia já chama atenção por sua estrutura toda de madeiras rústicas, perguntamos as colaboradoras qual era o melhor prato do estabelecimento e nos espantamos por escutar que era a Picanha, e não um Peixe ou frutos do Mar, como amantes de Carne bovina, seguimos o conselho e pedimos a picanha: EXCELENTE!!! (R$ 64,00)

Os sucos e drinks combinaram perfeitamente com tudo no lugar!

Drink de Abacaxi

RANCHARIA (Gastronomia em Atins Maranhão/MA)

💰 Ticket médio: R$ 60 Preço médio por prato

📬 Endereço: Atins – Rua Principal 15 – Barreirinhas – Maranhão – Brasil

☎ Contato: (98) 991516164 /

🕜 Horário de funcionamento: Almoço: seg – sáb – 12 às 15 h / Jantar: qui – sáb –  18 às 23 h

🏆 Classificação do guia: ♡♡♡

Para o Jantar, nos indicaram um restaurante Italiano, nos espantamos novamente, afinal fomos preparados para comer peixe e frutos do Mar, mas somos apaixonados por comida Italiana.

Chegando ao LA PIZZA nos deparamos com um lugar aberto e bem bonito, um jardim com horta muito bem decorado, com as temáticas do local. Prontamente fomos atendidos e no cardápio escolhemos uma pizza (R$ 56,00), pois as que vimos em algumas mesas nos agradou. Pedimos a mediterrânea, para continuar no clima Italiano. Adoramos a pizza, e nos fará voltar a Atins: Típica Italiana, pois os cozinheiros e proprietários são italianos.

De sobremesa, pedimos um sorvete, que apesar de custar caro (15,00), valeu muito a pena. Aqui eles permitem levar vinho e cobram bem barato pela rolha.

Pizza Mediterrânea

Sorvete e vinho

LA PIZZA (Gastronomia em Atins Maranhão/MA)

💰 Ticket médio: R$ 50 Preço médio por prato

📬 Endereço: R. Principal, 100 – Atins – Barreirinhas – Maranhão – Brasil

☎ Contato: (98) 98816-7265/ http://www.maresia-atins.com/pt-br/

🏆 Classificação do guia: ♡♡♡

No dia seguinte fomos almoçar no restaurante mais famoso de Atins: O CAMARÃO DA LUZIA, e finalmente comemos frutos do Mar. Mas para chegar lá, precisa pagar um taxi ou fretar carro, pois é uma trilha de dunas até lá, uma nova aventura.  O Restaurante Camarão da Luzia faz o camarão de maneira única, escalado e grelhado com um molho especial e super secreto, segundo a própria Luzia. Comida com tempero de comida caseira, mas única. Camarão e acompanhamentos para ninguém botar defeito! (R$ 65,00).

Prato com acompanhamentos

Camarão grelhado

CAMARÃO DA LUZIA (Gastronomia em Atins Maranhão/MA)

💰 Ticket médio: R$ 60 Preço médio por prato

📬 Endereço: Canto do Atins, s/ n˚ – Maranhão – Brasil – CEP 65590-000

☎ Contato: (98)8709-7661 ou (98)9132-3187/ http://restaurantedaluzia.blogspot.com.br/

🏆 Classificação do guia: ♡♡♡

Na nossa última noite em Atins, não tirávamos a pizza da nossa cabeça, então fomos ao LA PIZZA novamente. Chegando lá, recebemos a triste noticia que a pizza havia acabado, que só tinha Ravióli (R$ 38,00), e mesmo não sendo muito fãs, resolvemos arriscar.

Arriscamos certo e fomos surpreendidos com um Ravióli que nem mesmo na Itália comemos tão bom: massa fina e leve, recheado com carne e molho amanteigado. Um prato que conseguiu superar a Pizza e nos deixou com um gostinho de querer sempre mais.

Ravióli

Fomos embora no outro dia pela manhã e trouxemos ótimas lembranças de paisagens, sensação e gastronomia.  Sempre indicamos a cidade de Atins, por ser um lugar alternativo, no sentido de quem quer fugir de lugares cheios de turistas, não quer filas, e sim tranquilidade, simplicidade e principalmente comer bem!

A magia de Atins deveria ser sentida por todos!

OBS.: Todos os preços que passamos foram de pratos para duas pessoas e só aceitam dinheiro, pela dificuldade de acesso a internet e telefone.

É importante lembrar que a cidade funciona de acordo com o fluxo de turistas, então sempre confirmar dias e horários que os mesmos estarão abertos.

Food Lover Paloma Pinto

Confira deliciosas receitas no blog ++