Preparamos essa matéria sobre a verdadeira Caponata italiana:

 

Sempre que eu penso em comer um aperitivo antes de iniciar a refeição principal, me vem a memória antepastos que realmente deixaram um marco em meu gosto culinário.

 

Quando me propus a preparar um dos pratos de Natal eu imaginei que, se uma reunião de família pode nos proporcionar uma completude, porque não a comida ser igualmente uma experiência prazerosa?

 

Pensando nisso eu escolhi fazer a verdadeira Caponata italiana. Chamo-a de verdadeira pois é o que eu defino de algo feito sem paliativos, sem atalhos, sem uma forma rápida de fazer. Ao contrário, eu me propus a preparar algo realmente saboroso, independentemente do tempo que isso pudesse demorar.

 

Então se você é do tipo que aprecia uma comida saborosa, vai gostar dessa receita.

 

Sobre a Caponata italiana

A Caponata italiana é um prato típico da Sicília, na Itália. É por vezes considerada uma variante italiana da ratatouille francesa. É uma opção muito saborosa de inserir legumes na sua refeição e combinar com pão italiano, como saladinha de entrada ou em barquinha de canapé.

 

Ingredientes:

2 Berinjelas roxas grandes

1 Pimentão Verde

1 Pimentão Vermelho

1 Pimentão Amarelo

3 dentes de Alho

1 Cebola

100 gramas azeitona fatiada

100 gramas de uva passa branca

1/2 copo de azeite (comum)

1/2 copo vinagre de vinho

q.b. Sal

q.b. Alcaparras (opcional)

q.b Castanhas (opcional)

[q.b. = quanto baste]

 

Modo de preparo:

Comece lavando a berinjela e os pimentões. Depois ligue o forno em 180ºC.

 

Corte em pedaços delicados, na seguinte ordem: os pimentões, alho, cebola em fatias finas e por último a berinjela (caso contrário ela vai escurecer).

 

Coloque em uma assadeira misturando suavemente a berinjela com os pimentões, a cebola, o alho, a azeitona e a uva passa. Regue com o vinagre e o azeite. Salpique um pouquinho de sal.

 

Cubra a assadeira com um papel alumínio e leve ao forno, ajustando-o para 220ºC. Asse por aproximadamente duas horas.

 

Após esse tempo, retire o papel alumínio e prove. Se precisar misture novamente de forma suave os legumes, acertando o sal, azeite e/ou vinagre.

 

Coloque novamente no forno sem o papel alumínio e deixe por mais meia hora. Então desligue e tire do forno.

 

Caso deseje, pode finalizar com algum tipo de castanha. Deixe esfriar um pouco e coloque na geladeira.

 

Esta receita fica melhor de um dia para o outro.

 

Algumas observações da Caponata italiana:

Tem pessoas que preferem esse antepasto com mais ou menos vinagre, isso vai do gosto de cada um. Você pode provar quando tirar o papel alumínio e fazer esse acerto. 

 

Quanto menor o tamanho da berinjela, maior a chance de derreter e virar uma pasta. No entanto se você cortar de um tamanho muito grande, vai ser difícil servir como um antepasto.

 

Pronto, agora é só servir!

 
Food Lover Almerissa Barduzzi

 

O que achou sobre a matéria e receita? Deixe um comentário abaixo, sua opinião é muito importante para nós 🙂

 

 

dica de livro

 

Selecionamos uma dica de livro para você que quer aprofundar seus conhecimentos na culinária italiana.

Ele se chama “A arte da cozinha italiana´´

Este livro é um convite a uma viagem extraordinária pela cozinha clássica italiana, na companhia de grandes Chefs da renomada Academia Barilla. A cada receita, o leitor vai explorar um mosaico de tradições que constituem uma herança conjunta de inestimável valor histórico e cultural, transmitida de geração para geração. A Arte da Cozinha Italiana é uma homenagem à arte de comer bem e ao inigualável talento de uma terra amada por todos nós. Possui nível de dificuldade nas receitas, o que diferencia esse livro de outros do gênero, dando a oportunidade de que o leitor escolha caminhos mais fáceis ou mais difíceis, colocando em prática seu talento e desenvoltura na cozinha.

Segue o link para compra desse livro no site Submarino, que sempre possui ótimas promoções, além de fazer uma entrega rápida e segura.

Livro A arte da cozinha italiana

clique na imagem para comprar

 

 

Confira outras matérias sobre bebidas +

 

 

Deixe um comentário